PROERD

O que é PROERD

É um programa educativo que tem por finalidade promover a integração entre a polícia, a escola, a família e a comunidade, para juntos enfrentarem a problemática das drogas e da violência. O PROERD tem por base, o projeto D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education) criado em 1983 nos Estados Unidos. Hoje este programa é desenvolvido em 58 países, e desde 2002 em todo o Brasil.


Público Alvo:

Alunos da Rede de Ensino Público ou Privado do 5º ano – de 09 a 12 anos de idade, do 7º ano - de 12 a 14 anos de idade, adultos: Pais, educadores.

O Proerd tem por objetivo ajudar as crianças e os jovens a reconhecer e resistir às pressões e influências para usarem drogas, estabelecer uma relação de confiança entre o policial e o cidadão, promover o desenvolvimento de valores positivos, fortalecer a auto-estima das crianças e dos jovens, sensibilizar os pais e os educadores para a prevenção ao uso indevido de drogas e à prática da violência.

Filosofia

Adota estratégias preventivas para reduzir a vulnerabilidade, reforçar os fatores de proteção e desenvolver a capacidade de resistência de crianças e jovens frente às ameaças e perigos da vida. Aplicação

O curso tem duração de 10 semanas, o policial militar fardado é o aplicador dos ensinamentos acompanhado do professor, sendo guiado por uma cartilha de 10 lições, o militar utiliza dinâmicas de grupo para dinamizar as lições, dramatizações, jogos, músicas, estudo de casos.

O início do Programa na escola é precedido por uma reunião com pais e educadores, no sentido de divulgar o programa e orientar o engajamento e a participação de todos no processo.

Além da cartilha o aluno recebe no dia da formatura um Kit (Camiseta e boné com a logomarca do programa) e um certificado de conclusão do curso, quando presta o compromisso de resistir às drogas e à violência, diante da Polícia, da Escola e da Família.


Perfil do Policial Instrutor:

Ser voluntário;

Ter experiência em atividade educacional;

Ter facilidade de comunicação;

Ter criatividade;

Não ser fumante;

Não fazer uso abusivo de álcoo;

Lições do PROERD

As drogas e os seus efeitos;

Resistência às pressões para usar drogas;

Tomando decisões de forma segura;

Maneiras de lidar com a tensão;

Uso do diálogo para manter relacionamentos saudáveis;

Alternativas positivas e saudáveis;

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »