SENTIMENTO DE UM SOLDADO

Lembro da tarde de domingo do dia 22 de fevereiro de 1988, ano da Nova Constuinte que abria as portas para um novo sentimento de liberdade do povo brasileiro. Diante desse cenário ingressava na Polícia Militar da Paraíba um novo componente cheio de esperanças e de muitas dúvidas sobre o que viria pela frente.
Conhecer pessoas novas para o seu convívio, pessoas essa que também estavam ali com estranhamento, pois suas origens foram dos mais diversos rincões. Esses estranhos logo se dariam conta que a partir daquele momento passariam a fazer parte de um imensa familia, a familia policial militar.
O RDPM passa a ser sua cartilha pelo resto de sua vida, e ele que o faz seguir em uma linha reta, não admite que tente desviar-se, quando isso acontece o peso da responsabilidade lhe é oferecido para que reflita e saiba que em uma equipe todos tem que vencer juntos.
O período de aprendizado é uma faze que nunca mais acontece na vida de um "Recruta", mesm que faça outros cursos na corporação, a exemplo do CFC e CFS. O Recruta como dizia o Subtenente Genival: "É a alma do Batalhão" "É a imagem do Cão", pois ao chegar "bruto", do mundo civil, inicia um processo de matarmofose. O seu comportamento aos poucos vai se homogeizando aos demais colegas mais antigos, os soldados.
A maioria diz em sala de aula " Não irei passar muito tempo na PM", mas basta piscar os olhos duas ou três vezes que já está se inscrevendo para o CHC, são dez anos que se passaram, mais outra piscadinha, vem o CHS, em seguida vem as lágrimas com as do Sargento Arruda, que ao sair da 1ª Seção não suportou as palavras do Sargento carlos que lhe disse: "companheiro você á está passando trinta dias a mais do seu tempo de serviço".
Existe uma musiquinha que diz: "Na polícia não entra quem quer, mas quem quer já é Capitão". Antes não era assim, enttrava quem o padrinho queria, mas hoje só entra quem tem competência, são mais de 30 mil postulantes para o curso do CFSD (Curso de Formação de Soldado), outros milhares para o CFO (Curso de Formação de Oficiais). as provas são elaboradas pela Coperv UFPB. udo isso é conquista dessa grande familia policial militar.
Nesse dia 25 de agosto de 2010, o 1º Sargento Melo tem o orgulho de fazer parte da PMPB, afinal são 22 anos de efetivo serviço, tempo esse que foram mais de alegrias do que cosnternação. è mais um soldado pronto para servir a sociedade, independente do tempo. mais de 50% da minha vida, 42 anos, foi servindo no mais charmoso batalhão da PMPB, 4º BPM, nossa casa. por isso, quando um companheiro deixa essa casa ele se despede e as lágrimas é a sua resposta de gratidão do dever cumprido.
Parabenizando aos que tombaram no caminho, aos que chegaram a reforma o meu abraço fraterno pelo exemplo para os que ainda estão na estrada, por sua vez são o espelho para os novos frutos da segurança no nosso país.
Finalizo co um trecho do Hino do 4º BPM; " O 4º Batalhão de Polícia Militar sob as bençãos de Deus, sempre a triunfar".
Emiliano de Melo - 1º SGT PM
Operador de Comunicações

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »